Header Ads

Medo de efeitos colaterais encalha vacinas contra febre amarela



Da Opinião e notícia:

Milhões de doses da vacina contra a febre amarela continuam nos postos de saúde. Mesmo com o número de casos da patologia subindo desde o início de 2017, chegando a 93 mortes apenas em São Paulo, segundo a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, a situação passou de uma corrida pela vacina para um grande encalhe das doses devido a boatos espalhados, inclusive pela internet.

Com a quantidade de vacinas ainda nos postos de saúde, a campanha de vacinação em São Paulo foi estendida para o dia 2 de março. Porém, faltando três dias para o término, aproximadamente 5,1 milhões de pessoas não foram vacinadas em 54 cidades. A intenção era imunizar aproximadamente 9,2 milhões de cidadãos nas localidades.



“No início, as pessoas saíam de áreas não visadas pelo vírus para se sujeitar a pegá-lo nas filas das regiões em que havia casos; agora sobram doses nos postos. A gente vai ter de traçar uma segunda estratégia para atingir a meta dessa imunização preventiva”, explicou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, Regiane de Paula.

Apesar de parte da população ter criado um pânico inicial pela doença, as pessoas parecem estar preocupadas com as novas “informações” a respeito da vacina. “Tem gente que está perdendo filho na barriga por conta de ter tomado a vacina”, “Vacina causa outras doenças no futuro, como câncer”, “Vacina é armadilha”, “60 médicos americanos dizem ao mundo não tomem o veneno da vacina da morte da febre amarela”, são algumas das frases possíveis de serem encontradas nas redes sociais.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a eficácia da vacina contra a febre amarela é superior a 95%, mesmo a fracionada, que protegeria a pessoa por, pelo menos, oito anos. “Não precisamos ter medo dessa vacina, ela é excelente”, reitera a diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, Helena Sato.
Medo de efeitos colaterais encalha vacinas contra febre amarela Medo de efeitos colaterais encalha vacinas contra febre amarela Reviewed by Voz de Rondônia on fevereiro 27, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent