Header Ads

Justiça autoriza transfusão em bebê filho de Testemuhas de Jeová



Contrariando a vontade dos pais, seguidores da religião Testemunha de Jeová, um recém-nascido recebeu uma transfusão de sangue. O procedimento foi autorizado pela Justiça de São José do Rio Preto, em São Paulo, nesta terça-feira (24). Após o procedimento, o bebê de 11 dias segue internado na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, nesta quarta (25), em estado estável.

A mãe já tinha negado, em carta, qualquer transfusão. “Estou ciente de que meu filho corre o risco de sangramento ativo a qualquer momento, com risco de morte. Mesmo assim, sabendo de todos os riscos e gravidade, não autorizo as transfusões”.


Com o diagnóstico de hemorragia no estômago e quadro grave de anemia, a Santa Casa entrou com um pedido de tutela antecipada, sob justificativa de que o paciente poderia morrer se não fizesse o procedimento. Juiz da 1ª Vara Cível, Lavínio Donizetti Paschoalão acatou o pedido do hospital.

“Preservada a garantia constitucional do direito à crença e culto religioso, o direito à vida é de ser tutelado em primeiro lugar pelo Estado, dada ordem de grandeza que envolve um e outro direito, evidenciando a presença do fumus boni juris“, justificou. Os pais não comentaram a decisão.

Justiça autoriza transfusão em bebê filho de Testemuhas de Jeová Justiça autoriza transfusão em bebê filho de Testemuhas de Jeová Reviewed by Na Mira do Povo on abril 26, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent