Header Ads

MPF recomenda que Santo Antônio Energia restaure Marco Rondon



A conservação do Marco Rondon, localizado no bairro Triângulo, em Porto Velho (RO), tem importante valor histórico e cultural para Rondônia e para o país. Reconhecendo a necessidade de cuidados que o patrimônio precisa, o Ministério público Federal (MPF)recomendou à empresa Santo Antônio Energia que restaure o Marco Rondon, deteriorado pelo avanço das águas do Rio Madeira. A obrigação da empresa foi assumida por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com o MPRO.

Na recomendação, o MPF também pede que a restauração tenha participação de profissionais com experiência no trato com o patrimônio cultural, que seja enviado ao órgão um cronograma de atividade que será realizada no local e que, após a execução do trabalho, sejam entregues documentos que comprovem a restauração do Marco Rondon.

Ao Estado de Rondônia, a orientação é para acompanhar o cumprimento da responsabilidade da Santo Antônio Energia – uma vez que o “Marco Rondon” consta na lista de bens culturais tombados pelo Estado.

Em uma vistoria feita no local, o Iphan informou ao MPF que não houve ações de recuperação e conservação adequadas. Além disso, a Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e do Lazer (Sejucel) tentou marcar uma reunião com a Santo Antônio Energia, para conversar sobre o laudo técnico que demonstra grau de deterioração no Marco Rondon, mas não obteve resposta.


Assessoria de Comunicação Social
MPF recomenda que Santo Antônio Energia restaure Marco Rondon MPF recomenda que Santo Antônio Energia restaure Marco Rondon Reviewed by Edivaldo Fogaça on abril 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent