Header Ads

Boas práticas no transporte escolar são abordadas em curso realizado pelo TCE



Com o objetivo de capacitar jurisdicionados dos municípios e do Estado de Rondônia, o Tribunal de Contas (TCE-RO), por meio da Escola Superior de Contas (Escon) e da Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE), realizou em Porto Velho o curso “Transporte Escolar: Boas Práticas Administrativas”. A atividade buscou fornecer aos participantes conhecimentos necessários ao bom desempenho de tarefas ligadas a essas temáticas.


Com um total de 16 horas-aula, a capacitação, realizada no auditório do TCE nessa quarta (29) e quinta-feira (30), foi ministrada pelo instrutor Rodolfo Kezerle, que é auditor de controle externo.


A abertura do curso foi feita pelo secretário-geral da SGCE, Bruno Piana, que salientou a função pedagógica do TCE com orientações aos jurisdicionados a respeito de assuntos que envolvem melhorias para a gestão pública.


“É um desafio para todos nós melhorarmos o transporte escolar, para que cada dia mais possamos avançar nesse aspecto. A partir do que apuramos em auditoria no ano de 2016 nos municípios, repassaremos o manual que criamos com tudo o que foi mapeado, a fim de conseguirmos reparar os danos causados pela falta de transporte escolar”, acentuou.


O instrutor Rodolfo Kezerle, em sua apresentação, falou sobre os aspectos gerais do serviço de transporte escolar no estado de Rondônia, incluindo o manual criado pelo TCE. Ressaltou, entre outros aspectos, o passo a passo da gestão dos serviços de transporte escolar e os requisitos para as contratações desse tipo de atividade.


Também falou sobre a importância de um serviço de qualidade prestado à sociedade e a responsabilidade dos estados e municípios em sua manutenção. Kezerle abordou ainda os requisitos mínimos apurados para a contratação do transporte, como: critérios de segurança, contratação de seguro, necessidade de monitor, requisitos dos condutores e monitores, entre outros.


OUVIDORIA


Ainda dentro da programação do curso, foi realizada nessa quarta-feira (29) uma atividade de sensibilização, dentro de uma ação desenvolvida pela Ouvidoria do TCE-RO em parceria com a Escon. Na ocasião, o servidor Felipe Guimarães abordou o papel e a importância das ouvidorias na estrutura da administração pública.


Sobre a Ouvidoria do TCE-RO, citou sua evolução histórica, dificuldades enfrentadas, projetos envolvidos e o reconhecimento que a unidade tem recebido. Apresentou ainda os canais de comunicação à disposição da sociedade, assim como ferramentas de controle como os portais da Transparência, Tô no Controle e o aplicativo Opine Aí.
Boas práticas no transporte escolar são abordadas em curso realizado pelo TCE Boas práticas no transporte escolar são abordadas em curso realizado pelo TCE Reviewed by Voz de Rondônia on agosto 31, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent