Header Ads

Mais de cinco mil toneladas de lixo foram retirados do rio Branco



Durante o ano de 2018, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) realizou pelo menos cinco ações de retirada de lixo das margens do rio Branco. A iniciativa denominada "Caerr nos Rios" vem sendo realizada frequentemente nos últimos anos com o intuito de cuidar do meio ambiente.

No último fim de semana, mais uma ação foi realizada e contou com a participação de quase 150 voluntários. Esta foi a 18ª edição, que resultou em quase 13 toneladas de lixo retirados do rio Branco. Conforme cronograma estipulado, outras devem acontecer nos próximos meses.

O chefe substituto do Núcleo do Meio ambiente da Caerr, Douglas Melo, informou que a princípio a iniciativa está sendo feita somente em Boa Vista, mas a intenção futuramente é realizar também em outros municípios. Para ele, é preciso haver mais conscientização dos roraimenses.

"A quantidade de lixo que a gente vem recolhendo tem se mantido praticamente a mesma. O Caerr nos Rios não é realizado somente em um ponto fixo. São escolhidos os locais estratégicos, onde as equipes atuam recolhendo todo material que está poluindo o meio ambiente", explicou.

Melo disse ainda que são retirados do rio os mais variados tipos de objetos, a exemplo de peças de automóveis, geladeira, pneus, garrafa pet, sacola plástica, fogão, cadeira, bem como outros itens. Todo esse material é descartado indevidamente pela população, o que acaba prejudicando o meio ambiente.

Todo material recolhido nas margens do rio Branco é levado para um local, onde é feita a separação do que pode ser reciclável e o que deve ser levado para região apropriada, garantindo assim que não volte novamente a prejudicar o meio ambiente.

"O pessoal da associação dos catadores de resíduos sólidos junta o que pode ser aproveitado por eles e o restante do material é levado pela prefeitura. É importante que a população também faça a parte dela evitando jogar lixo ou qualquer outro objeto nos rios e igarapés de Roraima. Vamos cuidador e preservar", pontuou Melo.


PROJETOS

O Caerr nos Rios é um dos projetos ambientais que integram o Programa Caerr Socioambiental desenvolvido pela companhia, na capital e no interior. Mas outras ações também são executadas, entre elas, o Reúse- Vire a Página, que atua no reaproveitamento de folhas de papel, Caminhada Ecológica que também realiza a coleta de resíduos sólidos, Caerr de Olho no Óleo com foco na eliminação correta do óleo de cozinha.

Além desses, também o Bairro Sustentável com a proposta de sensibilizar a comunidade sobre a importância da sustentabilidade e Educação Ambiental que leva palestras para escolas e outras instituições.


Fonte: Roraima em tempo
Mais de cinco mil toneladas de lixo foram retirados do rio Branco Mais de cinco mil toneladas de lixo foram retirados do rio Branco Reviewed by Voz de Rondônia on outubro 05, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent