Header Ads

Café de Cacoal, RO, fica entre cinco melhores em concurso que avalia melhor café do Brasil



Rondônia foi para uma disputa entre os melhores cafés do Brasil com sete cafeicultores entre os 30 finalistas. No entanto, a melhor colocação entre esses concorrentes foi para o jovem Dione Mendes Bento, de 25 anos, de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, que produziu um café considerado um dos cinco melhores do país.


Dione conquistou a quarta colocação em um concurso que premiou os melhores café do Brasil, realizado durante a Semana Internacional do Café (Concafé), em Belo Horizonte (MG).


No Estado de Rondônia o produtor foi o grande vencedor do 3º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café, realizado no dia 21 de setembro em Cacoal. Para conquistar a primeira colocação, ele precisou vencer outros 132 inscritos de 24 municípios. Essa boa pontuação garantiu a participação dele na Semana Internacional do Café.


Diones ficou em quarto lugar no Concafé — Foto: Magda Oliveira/G1


Para ganhar em primeiro lugar no concurso, Dione apresentou um café com aromas de especiarias e toques florais, além de toques frutais como banana e mamão. Com o manejo adequado do grão, o jovem atingiu 85.31 pontos no concurso estadual, o que garantiu a vitória, vaga para o concurso nacional, além de uma premiação de R$ 12 mil.


O agricultor que mantém a produção na linha 10 em Cacoal, atribuiu a vitória a forma de manejo praticada na lavoura, já que diminuíram a quantidade de agrotóxicos usados na plantação, além de ter selecionado, lavado e secado o café na estufa. Essa foi a primeira vez que ele concorreu ao concurso, e não ganhou apenas a nível estadual, mas ficou com a quarta colocação a nível nacional.
Café de Cacoal, RO, fica entre cinco melhores em concurso que avalia melhor café do Brasil Café de Cacoal, RO, fica entre cinco melhores em concurso que avalia melhor café do Brasil Reviewed by Voz de Rondônia on novembro 12, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent