Header Ads

Sebrae realiza atividade que levou 54 participantes para Minas Gerais


Missão proporcionou aprendizados e contato com boas práticas

O desenvolvimento socioeconômico tem orientado as ações do Sebrae em Rondônia. Seu objetivo é a concretização de planos de ação para garantir a sustentação de um planejamento bem definido que traga progresso aos municípios. As ações de políticas públicas têm acontecido em vários municípios, mas com uma intensidade destacada na região de Pimenta Bueno/Cacoal e no Vale do Jamari, onde ela adquire uma mobilização mais intensa como resultado da liderança para o desenvolvimento regional. Trata-se de um programa – denominado LIDER – destinado a qualificar e integrar lideranças regionais para elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento.

Com as equipes dessas duas regiões de nosso estado, o Sebrae em Rondônia organizou uma missão com 54 protagonistas dos setores público, privado e também do terceiro setor para cumprir uma agenda de capacitação em Minas Gerais. Empresários, gestores públicos e representatividades de Pimenta Bueno, Cacoal e do Vale do Jamari visitaram Belo Horizonte, Capitólio e São Roque de Minas.

A visita técnica foi pensada para contemplar as necessidades dos grupos, os quais desenvolvem planejamentos estratégicos baseados em alguns pilares identificados ao longo dos oito encontros. A região Centro-Leste já prepara os fóruns envolvendo a comunidade para apresentar seus estudos. Vale do Jamari está definindo os eixos de desenvolvimento e detalhando as potencialidades, pois acabou de realizar seu quinto encontro; porém, ambos os grupos já definiram suas bases: os planos contemplarão a Educação Empreendedora, o fortalecimento da Governança local, o Turismo e o Agronegócio.

Em Belo Horizonte, conheceram a fantástica experiência promovida pelo Sebrae com o Núcleo de Educação Juvenil (NEJ), uma iniciativa que estimula jovens do ensino fundamental a se tornarem empreendedores. Depois foram para o município de Capitólio, a 285 km da capital, onde conheceram a experiência do desenvolvimento de ações de turismo, com atrações que vão desde o balonismo a esportes náuticos. Em outra capacitação, foram até o município de São Roque de Minas – a 100 km de Capitólio e 340 km de Belo Horizonte – onde conheceram iniciativas de cooperativismo que trouxeram sustentabilidade nas atividades empreendedoras da região.

Para os participantes, as experiências foram inéditas e trouxeram motivação para o desenvolvimento em suas regiões. Segundo as lideranças, o programa LIDER é mais que uma forma de aprender, é uma prática de encorajamento que provoca ações de avanço para seus territórios de abrangência.
Sebrae realiza atividade que levou 54 participantes para Minas Gerais Sebrae realiza atividade que levou 54 participantes para Minas Gerais Reviewed by Voz de Rondônia on dezembro 18, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent