Header Ads

Cerca de 24 mil serão evacuadas por risco de novo rompimento de barragem em Brumadinho

O risco iminente de rompimento da barragem de água B6 da Vale obriga o Corpo de Bombeiros a evacuar 24 mil pessoas de suas casas em Brumadinho, na Grande BH. Segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz da corporação, as áreas de maior risco são os bairros Pires e Novo Progresso, o Parque da Cachoeira e o Centro da cidade. Para dar conta do número de pessoas estimado pelos bombeiros, foram estabelecidos três pontos de segurança: a igreja matriz de São Sebastião, o Quartel da Polícia Militar, no Bairro Progresso e o Morro do Querosene. Em caso de vazamento, entre 3 e 4 milhões de metros cúbicos de água chegarão à cidade.


"A chuva de ontem com certeza aumentou o risco. Como a gente tem um volume de água maior na barragem, há uma saturação maior da estrutura. Desde ontem, tem sido feito uma manobra de esvaziamento", explicou o porta-voz. Segundo ele, o rompimento acarretaria um revolvimento da lama já espalhada na cidade, o que aumentaria os danos.


(foto: Renan Damasceno/ EM)

Nos locais de apoio, a população receberá informações sobre os trabalhos da corporação, passará por uma triagem e terá donativos à disposição, segundo o tenente Pedro Aihara. Ele ressaltou, ainda, que os três espaços são capazes de abrigar o contingente evacuado.


O acesso à cidade está bloqueado. A orientação é que ninguém que não esteja envolvido no trabalho de ajuda às vítimas vá para Brumadinho. Cerca de 500 pessoas das forças de segurança trabalham no município atingido pela tragédia. As buscas pelos desaparecidos foram temporariamente interrompidas.


Por volta de 5h30, houve acionamento indicando risco iminente do rompimento de barragem, que contempla água. Existe um movimento, desde ontem, de bombeamento da água para fora para esvaziá-la. “Imediatamente, quando a sirene foi acionada, o Corpo de Bombeiros estava executando essa evacuação”, informou o tenente Pedro Aihara.

FONTE/ Em.com.br / Gabriel Ronan - Enviado Especial
Cerca de 24 mil serão evacuadas por risco de novo rompimento de barragem em Brumadinho Cerca de 24 mil serão evacuadas por risco de novo rompimento de barragem em Brumadinho Reviewed by Voz de Rondônia on janeiro 27, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent