Header Ads

O risco de rebaixamento do Palmeiras por presença de Del Nero no Conselho


Marco Polo Del Nero ainda consta na lista de conselheiros do Palmeiras — Foto: Thiago Fatichi/Divulgação

A presença de Marco Polo Del Nero no Conselho Deliberativo do Palmeiras pode render uma grave punição ao clube, como o rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, segundo reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" que gerou debate durante o programa Redação SporTV, nesta quinta-feira.


O risco, porém, é mínimo na avaliação dos jornalistas, já que Del Nero está afastado pelo clube desde o banimento dele pela Fifa.


– A posição oficial do Palmeiras, que a nossa equipe confirmou hoje com a assessoria, parece encerrar o caso. Se o clube diz que ele (Del Nero) está afastado, ao meu ver assunto resolvido. A Fifa diz que o Palmeiras está sujeito, mas não significa que vai ser punido. O que o Palmeiras vai ter que fazer é comprovar o afastamento. Além de tudo, o rebaixamento é a última instância das punições – opinou o apresentador Marcelo Barreto.


Marco Polo Del Nero, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, é acusado nos Estados Unidos de ter recebido propina em um esquema de corrupção envolvendo outros dirigentes e está impedido pela Fifa, desde abril do ano passado, de exercer qualquer função no futebol.



O risco ao Palmeiras é baseado no artigo 64 do Código Disciplinar da Fifa. De acordo com comunicado da entidade enviado ao jornal "O Estado de S. Paulo", o clube que não respeitar decisões de órgãos internos "será avisado e notificado que, no caso de inadimplência ou não cumprimento de uma decisão dentro do prazo estipulado, pontos serão deduzidos ou será ordenado o rebaixamento para uma divisão inferior".




Ou seja: o Palmeiras teria que ser notificado pela Fifa e, mesmo assim, insistir na manutenção do ex-dirigente como conselheiro para correr o risco da punição.




Presidente do Conselho Deliberativo, Seraphim Del Grande afirmou ao jornal que Del Nero apresentou pedido de licença ao clube enquanto recorre do banimento na Fifa.


O jornalista Rodrigo Rodrigues lembrou, durante o programa, que desde o ano passado há pressão interna no Palmeiras para a expulsão de Del Nero.


– Ele é conselheiro vitalício do Palmeiras, mas a punição da Fifa é eterna. Ele não pode nunca mais trabalhar com futebol. Pelo o que eu entendi, a Fifa quer que ele seja excluído mesmo.


Dois advogados ouvidos pelo "Estadão" apresentam análises diferentes sobre o caso. Um deles aponta que a licença é suficiente para evitar punições enquanto o ex-cartola ainda pode reverter a decisão. Outro afirma que o banimento está em vigor, e deve ser respeitado pelo Palmeiras, com a expulsão de Del Nero.


Recentemente, o filho de Del Nero, Marco Polo Del Nero Filho, foi eleito conselheiro vitalício no clube.

fonte sport tv
O risco de rebaixamento do Palmeiras por presença de Del Nero no Conselho  O risco de rebaixamento do Palmeiras por presença de Del Nero no Conselho Reviewed by Edivaldo Fogaça on fevereiro 21, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent