Header Ads

Rio Madeira deve ultrapassar 17 metros no mês de março, prevê Sipam


O Rio Madeira deve receber uma nova onda de cheia nos próximos três meses e pode atingir a cota de 17,53 metros até o mês de março, segundo o prognóstico apresentado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), durante a Oficina de Trabalho do Pré-Cheia 2019, na última quinta-feira (31) em Porto Velho.

Segundo a gerente substituta do Sipam, Ana Cristina Estrava, o objetivo do encontro foi informar o boletim hidrológico com previsão de longo prazo para a bacia do Madeira, registrado no posto fluviométrico da Capital. Ela explicou que no boletim a cota máxima a ser atingida neste ano é de 17 metros e 53 centímetros, que poderá ocorrer na segunda metade do mês de março.

Para o major Sanches que esteve representando a Defesa Civil do Estado, as informações repassadas durante o encontro são importantes para que os órgãos envolvidos possam tomar medidas antes que o fato acorra, podendo se planejar com antecedência.

O coordenador da Defesa Civil do Município, Marcelo Santos, afirma que a prefeitura está com o Plano de Contingência 2019 pronto e com todas as famílias que moram em áreas de risco mapeadas. “Diariamente essas famílias recebem visitas de nossas equipes alertando sobre os perigos e oferecendo ajuda logística”, afirmou o coordenador.

Ainda de acordo com Marcelo Santos, a Defesa Civil tem atuado de forma preventiva visitando os moradores das comunidades no Alto, Médio e Baixo Madeira. “Nós estamos acompanhando diariamente a evolução do rio e não há motivos para pânico mesmo com o prognóstico do Sipam”, garantiu o coordenador.
Rio Madeira deve ultrapassar 17 metros no mês de março, prevê Sipam Rio Madeira deve ultrapassar 17 metros no mês de março, prevê Sipam Reviewed by Edivaldo Fogaça on fevereiro 02, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent