Header Ads

Governo Federal diminuiu doses da vacina antirrábica para Porto Velho



Porto Velho, RO - O desabastecimento da vacina antirrábica tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde em Porto Velho (Semusa), que recebeu comunicado do Ministério da Saúde, informando sobre o problema que ocorre em todo o território nacional, devido a uma insuficiência na produção da vacina, mundialmente.

O estoque mensal, enviado pelo MS para Porto Velho, é de 700 doses mensais, mas, em março, a Semusa recebeu um total de 300 doses que já foram todas utilizadas.

“A previsão que o Ministério nos deu foi de que, até o dia 25 de abril, uma nova remesse chegue para abastecer as unidades de saúde, devido a isso, uma triagem está sendo feita pelas equipes das unidades, para que aquelas pessoas que passaram por uma situação de risco sejam as primeiras a receber a vacina”, informou a gerente de imunização da Semusa, Elizeth Gomes.

A recomendação da Vigilância em Saúde é para que: “Após a lesão, lavar o local com bastante água e sabão, conseguir o endereço do animal agressor para observação e, de imediato, procurar uma unidade de saúde”, explica Régia Pacheco, diretora de Vigilância em Saúde.

A unidade de saúde deve fazer a notificação à Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ), que fará a observação do animal. “Assim, teremos uma melhor vigilância dos casos. Vacinação, somente dos casos necessários”, concluiu a diretora. A Semusa esclarece ainda que, a vacina para animais domésticos não está em falta e está disponível o ano inteiro no DCZ
Governo Federal diminuiu doses da vacina antirrábica para Porto Velho Governo Federal diminuiu doses da vacina antirrábica para Porto Velho Reviewed by Na Mira do Povo on abril 25, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent