Header Ads

Professores e alunos da rede municipal participarão da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) aderiu à Olimpíada de Língua Portuguesa e já está em processo de divulgação aos professores do 5º ano da Rede Municipal de Ensino, que podem fazer suas inscrições online através do link www.escrevendoofuturo.org.br.

Cada professor terá apoio da ‘Coleção da Olimpíada/Cadernos Virtuais’, disponível no site oficial das Olimpíadas e que favorecerá o desenvolvimento das oficinas com todo o aluno do 5º ano. “Ao participar da Olimpíada, os professores trabalham com uma metodologia que aborda conteúdos curriculares previstos no ensino da Língua Portuguesa, em consonância com a BNCC, além de fazer parte de uma rede de conhecimento, que oferece formação à distância e recursos didáticos que contribuem com o trabalho docente nas escolas”, relatou a secretária adjunta da Semed, Gláucia Negreiros.

Desde 2008, quando foi implantada a primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, a Secretaria Municipal de Educação tem incentivado seus professores e alunos a participarem, a fim de contribuir para o processo educativo, enriquecendo o currículo dos alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Porto Velho.

A Olimpíada

Por iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Itaú Social, foi lançada a 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa/2019, para a participação de professores das redes públicas de ensino fundamental e seus alunos do 5º ano.

O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. Para valorizar a interação do aluno com o meio onde este se encontra inserido, esta edição adotou o tema “O lugar onde vivo” que será trabalhado em forma de Poema.

Participação

Para participar da OLP, professores das redes públicas estaduais e municipais devem inscrever suas turmas até 30 de abril. A olimpíada prevê a realização, com orientação dos professores inscritos, de oficinas de produção de texto com os alunos do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. A partir daí, a competição passa por várias etapas, municipais, estaduais e regionais, até se chegar aos 32 estudantes vencedores na etapa nacional. Após a realização das oficinas, as escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras da OLP.

Para apoiar os professores no desenvolvimento das atividades, o programa fornece material formativo com conteúdos criados para serem incorporados ao planejamento do ano escolar, sem fugir ao cotidiano da sala de aula. Há também novidades entre as premiações, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão, como prêmio, acervo para reforço da biblioteca.
Professores e alunos da rede municipal participarão da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa Professores e alunos da rede municipal participarão da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa Reviewed by Na Mira do Povo on abril 25, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

Recent