Musk tem criticado abertamente a Wikipédia, alegando que ela é dominada por "ativistas de extrema esquerda". // Reprodução
Porto Velho, RO - Elon Musk, CEO da xAI e uma das figuras mais influentes do setor tecnológico, anunciou, em 27 de outubro, o lançamento da plataforma “Grokipedia”, como parte de sua visão para um novo modelo de enciclopédia online.
Musk tem criticado abertamente a Wikipédia, alegando que ela é dominada por “ativistas de extrema esquerda”, e prometeu criar um espaço que priorize a imparcialidade e a verdade.
Com mais de 885 mil definições disponíveis em sua versão inicial, a Grokipedia surge como um concorrente direto da Wikipédia, que atualmente possui mais de 7 milhões de artigos em inglês.
Em suas declarações na rede social X, Musk garantiu que a próxima versão da plataforma será significativamente aprimorada, afirmando que a versão 1.0 será “dez vezes melhor” do que a atual.
A proposta da Grokipedia se baseia em um modelo open source, o que permitirá acesso gratuito e irrestrito ao conteúdo. Contudo, até o momento, a plataforma está disponível apenas em inglês, sem informações sobre futuras traduções para outros idiomas.
No entanto, as primeiras críticas ao projeto já começaram a surgir. Apesar de seu compromisso declarado com a neutralidade, alguns artigos na Grokipedia revelam indícios de viés ideológico.
Um exemplo é a página dedicada ao próprio Elon Musk, que menciona “críticas injustas dos meios tradicionais”.
A diferença entre as abordagens das duas enciclopédias pode ser vista, por exemplo, no tratamento dado à página do movimento Black Lives Matter. A descrição das manifestações de 2020 feita pela Grokipedia enfatiza os danos e as perturbações ocorridas, enquanto a Wikipédia menciona que a maior parte dos protestos foi pacífica.
Desde sua fundação em 2001, a Wikipédia tem se consolidado como a maior enciclopédia colaborativa do mundo, dependente do esforço voluntário de seus editores e financiada por doações.
O futuro da Grokipedia permanece incerto, mas seu lançamento marca uma nova fase na batalha pela definição do conhecimento online.
Fonte: O Antagonista




0 Comentários