Servidores da Secretaria de Economia representam Porto Velho em debates sobre planejamento territorial

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Servidores da Secretaria de Economia representam Porto Velho em debates sobre planejamento territorial

Rafael Ronconi representou Semec durante debate sobre planejamento urbano na Amazônia

Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Economia (Semec) de Porto Velho esteve representada em uma série de encontros que colocaram a Amazônia no centro das discussões nacionais e internacionais sobre urbanismo, arquitetura e planejamento territorial.

Os servidores Rafael Ronconi, engenheiro ambiental e diretor do Departamento de Geoprocessamento, e Raísa Tavares Thomaz, arquiteta e urbanista e assessora executiva, participaram de painéis e seminários que reuniram pesquisadores, gestores e profissionais de diferentes regiões do país.

Entre as iniciativas, está o ciclo Conexões GPCAS – Cidades Amazônicas em Diálogo, promovido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) em parceria com o ONU-Habitat, integrou o Circuito Urbano 2025, série de debates que incentiva soluções locais para desafios urbanos globais.

No painel “Cidades Inteligentes na Amazônia: Inovação Digital e Justiça Territorial”, Rafael apresentou experiências de Porto Velho com o uso do geoprocessamento como ferramenta estratégica para o planejamento e a justiça territorial.

Raísa Tavares destacou, durante as participações, o papel do planejamento territorial em Porto Velho

Já no painel “Planejamento Urbano Integrado: Território, Moradia e Inclusão”, que pode ser assistido clicando aqui, Raísa discutiu os avanços do município na integração entre políticas habitacionais, infraestrutura urbana e regularização fundiária, com foco em equidade e participação popular.

A arquiteta também participou do VI Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia (VI Sama), realizado em Porto Velho, apresentando trabalhos sobre arquitetura pública e planejamento urbano vinculados à execução do Plano Diretor.

Encerrando a agenda, Raísa foi convidada a palestrar na Semana de Arquitetura do Centro Universitário Fimca, onde abordou a atuação do planejamento territorial municipal e a importância da formação técnica na construção de uma cidade mais sustentável e inclusiva.

Com essas participações, a Semec reafirma seu papel estratégico na formulação de políticas públicas que unem inovação, sustentabilidade e justiça social, fortalecendo o diálogo entre academia, poder público e sociedade civil em prol do desenvolvimento urbano de Porto Velho e da Amazônia.

Texto: Emily Costa // Fotos: Semec
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Postar um comentário

0 Comentários