Ação do governo de RO promove visita técnica com estudantes às nascentes em recuperação no Parque dos Tanques, em Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Ação do governo de RO promove visita técnica com estudantes às nascentes em recuperação no Parque dos Tanques, em Porto Velho

Os alunos participaram de trilhas interpretativas e plantio simbólico de espécies nativas

Porto Velho, RO - Com o intuito de sensibilizar estudantes sobre a importância da preservação ambiental, do uso sustentável da água e da recomposição da vegetação nativa, o governo de Rondônia realizou na sexta-feira (17), uma visita técnica às nascentes em recuperação no Parque dos Tanques, em Porto Velho, com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mariana. Durante a visita, os alunos participaram de trilhas interpretativas, plantio simbólico de espécies nativas e rodas de conversa sobre boas práticas de preservação ambiental.

A ação foi promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Procuradoria Ambiental do Estado (órgão integrante da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RO) com a missão de exercer, com exclusividade, a representação judicial e a consultoria jurídica do estado em questões que versem sobre matéria ambiental), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), além da participação de uma empresa da área de refrigerantes.
 
Durante a visita foram realizadas rodas de conversa sobre boas práticas de preservação ambiental

Os alunos também receberam materiais educativos, participaram de registros fotográficos e de um momento de confraternização. A atividade reforça o compromisso das instituições parceiras em promover educação ambiental e conservação dos recursos naturais, fortalecendo a conexão da comunidade escolar com a proteção das nascentes e do meio ambiente.

Parceiros na ação, a Procuradoria Ambiental realizou palestra abordando a legislação ambiental e os instrumentos jurídicos de proteção do meio ambiente, enquanto a Defensoria Pública apresentou o Programa de Sustentabilidade e incentivou a cidadania ambiental entre os estudantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir em ações de educação ambiental é investir no futuro do estado. “Quando envolvemos os jovens na preservação das nascentes, estamos formando uma geração mais consciente e comprometida com o desenvolvimento sustentável de Rondônia”, salientou.

Os alunos também receberam materiais educativos e participaram de registros fotográficos

A titular da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Sedam, Deigna Laís Oliviak, destacou a importância das ações. “Atividades como esta são fundamentais para estimular o aprendizado prático e vivencial, despertando nos estudantes o senso de responsabilidade ambiental e cidadania”.

Já o coordenador de floresta plantada da Sedam, Ari Valdir Lebkuchen Júnior, falou acerca das orientações oferecidas. “Nosso objetivo é mostrar, na prática, como a recuperação e o monitoramento das nascentes contribuem para garantir a disponibilidade de água e a sustentabilidade dos ecossistemas locais”.

De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o Projeto Recuperar tem papel estratégico na preservação dos recursos naturais. “A recuperação das nascentes é um trabalho contínuo que depende da participação de todos. Ver os estudantes engajados nessas atividades reforça o papel da gestão estadual em unir conhecimento técnico e conscientização social para proteger nossos recursos naturais”, ressaltou.

Postar um comentário

0 Comentários