Vasco negocia venda da SAF para filho de dono da Crefisa

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Vasco negocia venda da SAF para filho de dono da Crefisa

Negociação ocorre após vice da Copa do Brasil e crise com a antiga controladora. Pedrinho, presidente do Vasco. Foto: Dikran Sahagian/Vasco.

Porto Velho, RO - Após o vice-campeonato da Copa do Brasil, o Vasco da Gama negocia a venda da VascoSAF para Marcos Faria Lamacchia, filho de José Lamacchia, proprietário da Crefisa e marido de Leila Pereira, presidente do Palmeiras.

A informação foi divulgada pelo portal GE e confirmada pelo jornalista Lucas Pedrosa, do SBT.

O presidente do clube associativo, Pedrinho, que atualmente exerce o controle da SAF, mantém uma boa relação com a família Lamacchia.

Neste ano, o Vasco já havia captado R$ 80 milhões em empréstimos junto à Crefisa, e existe a possibilidade de um novo aporte financeiro para reforçar o caixa do clube

Marcos Lamacchia

Marcos Lamacchia é filho de uma das cinco herdeiras do banqueiro Aloysio de Andrade Faria, fundador do Banco Real, falecido em 2020.

De perfil discreto e poucas aparições públicas, Lamacchia fundou em 2011 a Blue Star, gestora financeira especializada em fundos de investimento.

Ao longo da carreira, foi diretor da Crefisa e também atuou no Banco Alfa, instituição fundada por seu avô e posteriormente vendida ao Banco Safra.

SAF e disputas judiciais

Em 2024, Pedrinho e a diretoria do clube associativo ingressaram com ação judicial para retomar o controle da VascoSAF, após o grupo americano 777 Partners, então detentor da maior participação societário, descumprir cláusulas contratuais.

O sócio-fundador da 777, Joshua Wander, chegou a ser denunciado nos Estados Unidos por crimes como fraude eletrônica, fraude envolvendo valores mobiliários e conspiração.

Hoje, a divisão das ações é a seguinte:
  • 30% pertencem ao clube associativo
  • 31% pertencem à 777, que os comprou em aportes desde 2022
  • 39% em discussão na arbitragem.
Para vender a parte que está em discussão na arbitragem, será necessário um acordo ou uma decisão judicial a favor do Vasco.

Desempenho esportivo

Na temporada de 2025, o Vasco encerrou o Campeonato Brasileiro na 14ª colocação, com desempenho irregular ao longo da competição.

Já na Copa do Brasil, o Cruz-Maltino chegou à final, mas acabou derrotado pelo Corinthians.

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

0 Comentários