Anvisa determina recolhimento de lote do chocolate Laka por erro na embalagem

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Anvisa determina recolhimento de lote do chocolate Laka por erro na embalagem


Porto Velho, RO - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do lote CC28525493 do Chocolate Branco Laka, após identificar erro na embalagem do produto, que pode trazer riscos à saúde dos consumidores, especialmente pessoas com restrições alimentares.
 
O que aconteceu com o chocolate Laka?

Segundo a Anvisa, o Chocolate Laka Oreo foi embalado indevidamente com o rótulo do Chocolate Branco Laka. Com isso, as informações descritas na embalagem não correspondem ao produto real, o que caracteriza uma falha grave de rotulagem.

A medida foi adotada após a Mondelez Brasil Ltda, fabricante do produto, comunicar à Anvisa o recolhimento voluntário do lote e a retirada imediata do mercado ao constatar o erro.
 
Risco para consumidores com alergias e intolerâncias

De acordo com a Anvisa, a troca de embalagens resultou na ausência da declaração obrigatória de glúten, exigida por lei. Essa falha pode colocar em risco pessoas com doença celíaca, alergia ou intolerância ao glúten.

“Essa falha técnica faz com que os ingredientes descritos no rótulo não correspondam ao produto. A troca de embalagens também resultou na falta da declaração obrigatória da presença de glúten no produto”, informou a Anvisa em nota oficial.
 
O que diz a Mondelez?

Em nota, a Mondelez Brasil afirmou que o recolhimento foi realizado de forma preventiva e que o chocolate não apresenta problemas de qualidade. A empresa reforçou que os consumidores que adquiriram o produto poderão substituí-lo por outro, sem qualquer custo.

“O produto está sendo recolhido voluntariamente, prezando pela segurança dos consumidores alérgicos ou intolerantes ao trigo, por conter este ingrediente em sua composição, não declarado no rótulo de Laka”, destacou a empresa.
 
Anvisa também suspende glitter alimentício

Além do chocolate, a Anvisa determinou o recolhimento do Glitter e do Glitter Holográfico da marca Flex Fest, fabricados pela empresa AP Viola Artes e Festas Ltda.
Os produtos tiveram fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e uso suspensos em todo o país.

Segundo a agência, os itens contêm materiais plásticos, o que os torna impróprios para uso em alimentos.

“O motivo da suspensão é porque os itens contêm materiais plásticos, o que os torna impróprios para serem consumidos em alimentos”, explicou a Anvisa.
 
Orientação ao consumidor

A Anvisa orienta que consumidores que possuam os produtos citados não façam o consumo e procurem os canais de atendimento das empresas responsáveis para substituição ou esclarecimentos.

👉 Fique atento aos rótulos e às informações oficiais para garantir a sua segurança alimentar.

Fonte: redação

Postar um comentário

0 Comentários