A prática, além de infração de trânsito, tem sido uma das principais causas de acidentes graves
Porto Velho, RO - Teve início o período mais esperado do ano para muitos porto-velhenses: o Carnaval. O evento reúne milhares de foliões pelas principais ruas e avenidas da capital e, diante do aumento do fluxo de veículos e pedestres, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), intensificou as ações de fiscalização para garantir um carnaval de paz e preservação de vidas.
Entre as medidas adotadas está o reforço na fiscalização de motoristas que utilizam o telefone celular enquanto dirigem. A prática, além de infração de trânsito, tem sido uma das principais causas de acidentes graves, colocando em risco a integridade do próprio condutor e de terceiros.
De acordo com a agente Elaine Nunes, gerente de fiscalização de trânsito da Semtran, o avanço dos dispositivos eletrônicos contribuiu diretamente para o aumento dos sinistros no trânsito, especialmente em decorrência do uso indevido do celular ao volante. Por esse motivo, as fiscalizações são intensificadas durante o período momesco.
Elaine Nunes explica que a infração ocorre a partir do momento em que o motorista manuseia o aparelhoA agente explica que a infração não ocorre apenas quando o motorista fala ao celular, mas a partir do momento em que ele manuseia o aparelho sem que o veículo esteja devidamente estacionado.
“Nós temos três infrações relacionadas ao celular: utilizar, segurar ou manusear o telefone. As duas primeiras são infrações gravíssimas e a terceira é grave. A Semtran tem intensificado a fiscalização para reduzir os acidentes de trânsito e, principalmente, salvar vidas”, destacou Elaine Nunes.
Vale ressaltar que a Semtran está mobilizando um aparato inédito de fiscalização para o Carnaval 2026, com foco em garantir mais fluidez no trânsito e segurança para toda a população.
Não use celular no trânsito. Sua vida e a dos outros importam.
Texto: João Paulo Prudêncio/Fotos: Júnior Costa/ Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)



0 Comentários