Porto Velho, RO - Auditório lotado, fila enorme no pátio, com moradores da Zona Leste de Porto Velho. Neste cenário, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) participou nesta quinta-feira (12) do lançamento do Projeto Plena Visão, administrado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) com recursos federais.
"Quando cheguei aqui na entrada, eu imaginei que a fila fosse para matrículas", surpreendeu-se o senador na sede do IFRO Zona Norte.
Segundo Confúcio, a consulta não deve ser feita "porque a pessoa deixa de enxergar bem, mas para fazer evitar complicações maiores."
Alertou: "Muitas pessoas que estão sentadas neste auditório estão diabéticas e não sabem. O diabético, por exemplo, pode estar no trânsito e se deparar com o desligamento total da vista, daí a necessidade de medir a pressão do olho, prevenindo o glaucoma."
"No começo o colírio amenizava as condições visuais da pessoa, diziam que doenças só chegavam depois dos 40 anos; a gente quase não usava óculos, mas hoje, quando a pessoa estica o braço para ler, já não está bem", alertou novamente.
Confúcio deixou mensagem enérgica e positiva às pessoas: "Consulta de vista não é luxo."
Maior
O projeto será ampliado para todo o estado, anunciou o seu coordenador, Ivanilson Parente .
A realidade rondoniense e nacional atualmente revela que a maioria da população não possui recursos para uma consulta regular, nem para a compra de um óculos.
"É uma celebração com alegria, pois a demanda vem de longo tempo", disse Parente.
Centenas de moradores da Zona Leste compareceram à solenidade, onde foram informadas a respeito dos investimentos no projeto, fruto de ação parlamentar integrada.
O atendimento oftalmológico completo e gratuito recebeu emenda de R$ 1,5 milhão do senador Confúcio, estimando-se, com outras emendas da bancada, mais de 7 mil consultas, exames e distribuição de óculos na Zona Leste.
O deputado federal Maurício Carvalho (UB) previu que a ampliação do atendimento possibilitará alcançar mais 46 mil pessoas.
Serão inicialmente distribuídos 60 mil óculos. O investimento total é de R$ 3,312 milhões, resultante da união de esforços de diversos parlamentares da bancada federal .
Para o reitor do IFRO, Moisés Rosa, o Plena Visão é "um marco na atuação social da instituição e só foi possível graças ao empenho conjunto da bancada."



0 Comentários