Transparência e uso correto de recursos de emendas parlamentares são destacados pelo MPC-RO a gestores de Cacaulândia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Transparência e uso correto de recursos de emendas parlamentares são destacados pelo MPC-RO a gestores de Cacaulândia


Garantir que cada real destinado por meio de emendas parlamentares seja aplicado com transparência e gere benefícios reais à população é um desafio urgente para a gestão pública.

Para proteger o cidadão de riscos, como mau uso de recursos, perda de rastreabilidade e fragilidade no controle, o Ministério Público de Contas de Rondônia (MPC‑RO) reforçou sua atuação pedagógica ao orientar gestores de Cacaulândia sobre as medidas necessárias para o cumprimento da Notificação Recomendatória n. 002/2025.

A iniciativa busca assegurar que a aplicação das emendas parlamentares seja clara, rastreável e voltada ao interesse público, fortalecendo a confiança da sociedade e garantindo que os recursos cheguem, de fato, a quem precisa.

TRANSPARÊNCIA QUE ALCANÇA O CIDADÃO

Ao esclarecer as diretrizes da Notificação Recomendatória, o MPC‑RO contribui diretamente para que moradores de Cacaulândia e de todo o Estado tenham acesso a informações confiáveis sobre a origem, a execução e o destino dos recursos públicos.

Essa segurança evita desperdícios, reduz riscos de irregularidades e fortalece serviços essenciais financiados por emendas, como saúde, educação e infraestrutura.

ATUAÇÃO INSTITUCIONAL PARA ORIENTAR E PREVENIR

No exercício de sua função pedagógica no Controle Externo, os Procuradores de Contas Érika Patrícia Saldanha de Oliveira e Willian Afonso Pessoa detalharam aos representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cacaulândia os pontos essenciais da notificação, expedida a todos os municípios, Governo do Estado e Legislativos estadual e municipais.

Os Procuradores do MPC, Érika Saldanha e Willian Pessoa, detalharam a notificação aos representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cacaulândia

Porto Velho, RO - A orientação reforçou a necessidade de centralizar informações das emendas nos portais de transparência e de individualizar a execução orçamentária e financeira. São medidas consideradas fundamentais para assegurar rastreabilidade e permitir que qualquer cidadão acompanhe como os recursos são utilizados.

COMO A ORIENTAÇÃO FOI CONDUZIDA

Durante a reunião, foram apresentadas interpretações, esclarecimentos e caminhos práticos para que os jurisdicionados adotem, de forma adequada e tempestiva, todas as exigências da Notificação Recomendatória.

A iniciativa reforça o entendimento de que a prevenção é a estratégia mais eficiente para evitar falhas, aprimorar políticas públicas e garantir que os recursos voltados à população alcancem o resultado esperado.

COMPROMISSO PERMANENTE COM A BOA GESTÃO PÚBLICA

Ao manter portas abertas para o diálogo e para o esclarecimento antecipado de dúvidas, o Ministério Público de Contas reafirma seu papel como instituição preventiva, educativa e alinhada ao interesse do cidadão.

A orientação técnica fortalece a gestão pública e garante que as emendas parlamentares cumpram sua finalidade social de forma transparente, efetiva e responsável.A Notificação Recomendatória completa está disponível no link abaixo:

Postar um comentário

0 Comentários